segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Uma sugestão de leitura: SAINT-EXUPÈRY

Esta obra de Saint-Exupéry, “Terra dos Homens”, é um romance em grande medida autobiográfico, sobre as aventuras que o autor vive após tornar-se piloto viajando para inúmeros lugares, entre eles, para o continente africano, Argentina, etc.
Expressa claramente o conhecimento que resultou de sua vivência logo na sua introdução: “Mais coisas sobre nós mesmos nos ensina a terra que todos os livros. Porque nos oferece resistência. Ao se medir com um obstáculo o homem aprende a se conhecer; para superá-lo, entretanto, ele precisa de ferramenta. Uma plaina, uma charrua. O camponês, em sua labuta, vai arrancando lentamente alguns segredos à natureza; e a verdade que ele obtém é universal”.

O autor

Nascido em 29 de junho de 1900 em Lyon, França, Antoine Marie Roger de Saint-Exupéry estudou no colégio jesuíta de Notre-Dame de Saint-Croix, em Mans entre 1909 e 1914. Devido à Primeira Guerra Mundial se transferiu-se para uma escola na Suíça onde permaneceu até 1917.
Em 1921, tornou-se piloto civil em Rabat. Em 1926, por indicação de um amigo, tornou-se piloto de linha voando entre as cidades de Toulouse, Casablanca e Dacar.

Publicou seu primeiro livro, Courrier Sud em 1928, escrito na África. Seguiu publicando livros e trabalhando como piloto. Acompanhou a guerra civil espanhola como repórter. Em 1939, surgiu o seu livro mais famoso, “Terra dos Homens”, à beira da Segunda Guerra Mundial. Este livro ganhou o Grande Prêmio de Literatura da Academia Francesa.
Em seguida, foi chamado a trabalhar como técnico durante a guerra. A seu pedido tornou-se piloto de um grupo de reconhecimento aéreo. Em 1942, publicou “Piloto de Guerra”. Em 1944, foi incorporado num grupo americano de reconhecimento. Após afastamento do serviço militar, se retirou em Argel dedicando-se a matemática e aos manuscritos de Citadelle. Retornou como comandante com um limite de cinco missões. Após isso, é novamente retirado do serviço a contra-gosto. Em 31 de julho de 1944 se matou jogando-se ao mar.

Fonte: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=2870

Nenhum comentário:

Postar um comentário